Dicas de decoração da sala de estar

decoracao-sala-de-estar-3

Decorar sua sala de estar tal qual a página de uma revista ou a vitrine de loja de móveis pode ser o sonho de muitos, principalmente em casas com espaços mínimos que requerem o máximo de criatividade para o bom aproveitamento de cada centímetro. Mas por onde começar, o que fazer e onde comprar são algumas das dúvidas que fervilham na cabeça de qualquer pessoa que não escolheu seguir carreira de decorador.

Por isso, para fugir de algumas armadilhas e dilemas, preparamos cinco dicas para você que está pensando em decorar sua sala de estar com muito estilo e conforto (e a um preço justo). O segredo está em se preocupar primeiro com as grandes decisões, o que poderá lhe poupar tempo e dinheiro por evitar desperdícios e retrabalhos.

1- SEJA BEM-VINDO

Esta será sua sala de estar e você deve ser bem-vindo em seu lar! Ter isso em mente, em todas as etapas do planejamento, irá ajudá-lo a imprimir seu estilo próprio na escolha dos móveis, cores e objetos de decoração.
DICA: Faça uma lista de tudo aquilo que é importante para você neste ambiente (ex: porta-retratos, quadros, televisão, assentos para visitas, estantes para livros, etc). Se você divide seu espaço com seu amor, compartilhe essa experiência e crie uma lista em conjunto na busca de itens essenciais e comuns a ambas as partes. Colecione fotografias de revistas ou da internet e monte um painel com ideias e elementos com as quais você se identifica. Materializar ideias é essencial para diminuir a ansiedade gerada pela indecisão.

 

2- SALA DE ESTAR, CONVERSAR, TRABALHAR, COMER…

Já foi-se o tempo em que uma sala podia se dar ao luxo de ter apenas uma função! Aproveite esta flexibilidade moderna para dar à sua sala funções que irão tornar seu espaço mais adequado às suas necessidades. Não tenha medo de abrir mão de uma mesa de jantar caso você não tenha o costume de oferecer jantares em sua casa com frequência.

Também não é problema reservar um cantinho para um escritório particular, um ateliê de arte, um cantinho de leitura ou até um espaço de brinquedos para seus filhos. O importante é não desperdiçar nenhum centímetro cúbico sequer com espaços que só irão acumular.

DICA: Considerando o seu estilo de vida, liste as funções que você gostaria de dar à sua sala de estar. Não tenha medo de ousar, seja sincero consigo mesmo. Procure escolher funções entre os hábitos comuns para melhor aproveitar o ambiente.

3- LUZ, CÂMERA, AÇÃO

Reserve um tempinho para prestar atenção em dois detalhes fundamentais mas que são frequentemente esquecidos por quem não é especialista em decoração: iluminação e tomadas. Tudo bem se você não souber usar a iluminação natural das janelas para dar harmonia ao ambiente, porém, você deve fugir do mico de colocar a televisão justamente na parede mais iluminada da sala.

Nem sempre podemos mudar a disposição dos móveis para evitar este tipo de problema (principalmente em salas muito pequenas), porém ter isso em mente pode lhe ajudar a antever dificuldades, estimar gastos e até mesmo encontrar soluções criativas desde o início.

O outro detalhe importante são os pontos de energia e outras saídas como cabos de televisão e telefone. De repente, você se programa para colocar o sofá na única parede que tem saída para o cabo da televisão e, adivinha, o sofá não cabe na outra parede na qual você simplesmente poria o hack (já entendeu a dor de cabeça?)

DICA: Antes de sair procurando móveis, saiba exatamente onde estão as tomadas. Vale a pena até fazer um esboço da planta da sua sala para você não esquecer!

 

4- TUDO NA MESMA RÉGUA

É um erro bastante comum confiar no olhar na hora de projetar um ambiente. Quando nos deparamos com um cômodo vazio temos a sensação de que ele é maior do que realmente é. Soma-se a isso a falsa ilusão de que os móveis em uma loja são menores do que realmente são (devido ao pé-direito alto e paredes afastadas).

O resultado: o sofá, por exemplo, pode ficar muito maior do que o previsto (ou simplesmente não caber!). Para evitar essa dor de cabeça, antes de sair à caça dos móveis dos seus sonhos, meça seu espaço e estime o tamanho máximo de cada peça que você pode colocar em sua sala.

DICA: Existem vários aplicativos para tablets e smartphones que podem ajudá-lo nesta tarefa! Vale a pena conferir em um site de busca ou na loja virtual do seu smartphone, aplicativos de decoração e arquitetura. Alguns destes inclusive medem paredes, quinas e curvas sem você precisar sofrer. Um bom exemplo é o aplicativo RoomScan.

Independentemente da ajudinha do mundo virtual, não abra mão de pegar uma trena e fazer marcações nos lugares onde você espera que acabe o sofá e comece a mesinha de centro, por exemplo. Você pode se surpreender com o espaço que tudo ocupa.

 

5- MINHA SALA, MINHA VIDA

Agora, não se esqueça do mais importante! (Não, ainda não é a cor da parede ou o estilo do sofá). O mais importante é lembrar que você irá viver nesta sala. Isso significa que você pode fazer um projeto incrível, minimalista e que dê a você uma sala incrivelmente espaçosa, porém, diferentemente da sala da revista, sua vida não tem apenas um vaso, um porta-retratos e seis livros (todos do mesmo tamanho).

A magia das fotografias e vitrines está no fato de que cada elemento da composição está lá para dar harmonia ao conjunto. A menos que você seja uma pessoa extremamente organizada, meticulosa e desapegada a bens materiais, não se esqueça que suas “coisinhas” precisam ter lugar! Um exemplo muito banal é o caso dos controles remotos: em geral não nos preocupamos em determinar um lugar para eles e, no fim, estamos sempre à caça dos controles!

DICA: Olhe para sua sala atual, ou pense nas salas que você já habitou. Que objetos você notou que estão meio “fora do lugar” e que você sabe que não poderá descartar (como os controles remotos)? Que necessidades específicas você tem e precisa se planejar (você é um colecionador compulsivo de DVDs? Então programe-se para ter espaço de sobra para sua coleção!).

Com estas dicas você terá mais segurança em se aventurar no mundo da decoração pois saberá avaliar o que é mais importante para você, e principalmente o que não é! Nem sempre o que é tendência no momento atende às suas necessidades e estilo, e nem sempre você precisa de móveis novos para repaginar um ambiente. Mas com planejamento e com a mente limpa você certamente fará boas escolhas


Fonte: Casa bem feita

 

Para pedido de orçamento ligue (11) 2595-4700 ou preencha o formulário abaixo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s